
Volta e meia,no meio de outros comentários a temas variados,fala-se,ou aparecem comentadores a condenar os blogs pelo facto de eliminarem comentários que sejam insultuosos ou ponham em causa o bom nome de pessoas e/ou instituições.
Pela nossa parte,já sabem o que pensamos sobre o assunto,embora não façamos filtragem prévia,removendo posteriormente o que achamos ser de baixo nível(as palavras são mesmo estas).Noutros locais já se viu de tudo,desde a liberdade total,remoção de comentários ou a moderação prévia pelo administrador.
Em que ficamos?O que é melhor para um espaço onde se pretende debater ideias?
Sejam meigos...
24 comentários:
Hoje à 1:07 levantei a questão da censura / fracasso de um blog. Ainda bem que o caro administrador pegou no assunto e o lança como tema. Só pecou por ser tarde.
A minha posição mantém-se inalterável sou contra toda a forma de censura, filtragem ou outra coisa qualquer.
O facto de antecipadamente sabermos que em determinado blog se pratica censura, dá ao visitante/comentador a "pica" (desculpe-me XPTO este termo é seu), necessária para reagir aquilo que entende como uma provocação, surgindo daí comentários insultuosos. É um facto, mas repare, se não os cortarmos a "pica" desaparece, pois desaparece também a provocação para agirmos dessa maneira.
No blog barco rabelo, blog completamente livre, por acaso já leram comentários que possam ferir a sensibilidade e o bom nome das pessoas ? Claro que não, ataca-se, é um facto, mas dentro de certas normas que o próprio comentador determina e que lhe poderemos chamar de auto censura.
Caro chupeta concordo, no essencial, consigo. Mas a censura se é inaceitável e a filtragem de censurar, na minha opinião, a moderação é obrigatória! Claro que se o comentador for capaz de moderar os seus próprios posts óptimo. mas quando não o é...tem que ser alguém a faze-lo. E nesse aspecto cabe a responsabilidade ao admnistrador do blog. Que o faça sempre dentro do bom senso. Os ataques pessoais são condenáveis, as opiniões que vão contra uma instituição ou contra comentários de outros comentadores, desde que não entrem no insulto, devem ser publicadas. O debate nasce da discordia...as ideias desse mesmo debate, por mais duro que esse seja!
Caro Chupeta,tenho que aceitar a sua opinião mas,honestamente,não posso compreendê-la.Dizer que para "provocar" temos que ler alguns comentários do tipo dos que se lêem por aí,vou ali e já venho...
Nunca o meu amigo me viu "provocar" e ser malcriado ou insultar quem quer que fosse,porque de facto,tal não é necessário.
Conhece,concerteza,pessoas que tiram outras do sério sem usar o tipo de linguagem que muitas vezes se vê nestes espaços...
Quer um exemplo?O aprendiz de poeta que por aí anda não rima como deve ser,escreve coisas que não ligam umas com as outras,não se toca e vai,concerteza,continuar a azucrinar-nos com os seus arremedos de bardo que nunca irá a lado algum.
Vê?Provoquei-o sem o tratar mal,apenas constatando factos...
Um abraço.
Caro XPTO,
Provocar, o meu amigo, provoca. Mas com sabedoria, sensibilidade, tacto...está a ver?
Acho que o melhor exemplo de um post provocador que não deve ser retirado é o seu ultimo. Provoca, lança discussão, vai ter de certeza direito de resposta...mas foi educado sem deixar de ser provocador! É uma arma que uns tem outros gostavam de ter...
Já agora XPTO...dá-lhe "pica" esta "coisa" não dá?!!!
o desencanto das tuas provocações
São arremedos, de quem não tem...
Para por o nome nos BOIS
e que agora pelos vistos são dois.
Caro poeta(?), enlouqueceu? Quero acreditar que não...que é brincalhão!
Continue...divirta-se...sorrir faz bem, e se como poeta o seu futuro nada lhe trará de bom, como comediante talvez. Mas não se iluda porque precisa de muito treino.
Um abraço
"o desencanto das tuas provocações
São arremedos, de quem não tem...
Para por o nome nos BOIS
e que agora pelos vistos são dois."
Fantástico,quer do ponto de vista da métrica quer da estética.
Como diz a anedota do Zequinha,"não rima porque a maré está baixa".
Acabou de me dar razão,poeta sem lustro e sem chá...
Ah,quando lhe chamo poeta não pretendo,com a comparação,insultar aqueles que verdadeiramente o são.
Até rimou e é prosa...
A Acir tem um novo presidente, uma nova direcção.
Um presidente, Pedro Brás, jovem e capaz, quero acreditar, de revitalizar o comércio tradicional. Parabéns e força!
Ora...um abraço a todos!
Megafone um abraço para si também...mas , já agora, diga qualquer coisa de interesse. É que, com as férias, isto está meio morto! Deve ser do calor!
O calor está a pôr tudo "murcho".
Então vamos lá arrebitar isto. Será legítimo o stand da câmara na expodouro estar sob a responsabilidade de uma pessoa que, por enquanto, ainda não tem qualquer vínculo à câmara ?
Não existe ninguém na câmara com capacidade para tal?
Boa pergunta...a ser verdade quem poderá responder?
Está fora do tema...mas que posso fazer?!!!
Então, não é que, na CM está instalada uma brigada da PJ, isso mesmo, policia judiciária, num gabinete solicitado para tal. O que procuram? Parece que obras que foram feitas, respectivos concursos, e dúvidas quanto á legalidade destes. Hum, vamos ter umas festas de arromba!
Faleceu, foi hoje a enterrar na Régua, a D. Noémia Aguiar, viuva do Prof. Renato Aguiar. Foi professora durante muitos anos na nossa cidade e uma mulher de armas, enquanto a vida lhe permitiu. No ultimo ano, vitima de doença prolongada, foi perdendo as forças...e ontem perdeu a sua luta!
Paz á sua alma.
Está fora do tema...mas que posso fazer?!!!
Então, não é que, na CM está instalada uma brigada da PJ, isso mesmo, policia judiciária, num gabinete solicitado para tal. O que procuram? Parece que obras que foram feitas, respectivos concursos, e dúvidas quanto á legalidade destes. Hum, vamos ter umas festas de arromba!
4:01 PM
já o tinha afirmado antes e apesar do que se vai passando continuo na minha este é um DOURO, muito pobre e tem procuração de alguem para lançar a confusão.
desconhece é que já sabem quem ele é; não basta ser DOURO.
é preciso sentir e amar o DOURO.
vc apenas procura aquilo que não terá, ou melhor terá por pouco tempo.
quando soar a hora, também será um dos que falhou sem querer, mas falhou.
"já o tinha afirmado antes e apesar do que se vai passando continuo na minha este é um DOURO, muito pobre e tem procuração de alguem para lançar a confusão.
desconhece é que já sabem quem ele é; não basta ser DOURO.
é preciso sentir e amar o DOURO.
vc apenas procura aquilo que não terá, ou melhor terá por pouco tempo.
quando soar a hora, também será um dos que falhou sem querer, mas falhou."
Permita-me:
Ponto 1: Não sei quem é , nem quero saber, mas já deu para ver que não é tão esperto como pensa...
Ponto 2: Não sabe, nem ninguém, quem eu sou. Sabe porquê? Porque eu não existo...sou capaz de o deixar a pensar, se conseguir, mas não estou cá, no mundo.
Ponto 3:Como sabe o que procuro se eu nada quero?!!!
Ponto 4: Quando soar a minha hora...rs, eu digo-lhe quem sou!
Combinado?
Até lá...sou o Douro, escrevo o que me apetece, não insulto ninguém, nem procuro falar mal dos outros. Deve custar-lhe...mas é assim, uns dias doiem mais que outros! Os seus parece que lhe estão a custar a passar! As melhoras.
como está enganado meu caro.
Ainda bem que estou enganado...para seu bem meu "caro". Boas férias!
esperteza não lhe falta, mas creio que não passa de saloiada.
para meu bem?
que bonita me soa a tua voz, vais ser contratado, para entrar nas festas.
mas vou ter de dar umas abebias.
eu, pago caso seja necessário para que nelas faças figura.
O que responder? Começa por me tratar por você...termina a tratar-me por tu! Nada de preocupante não fosse o conteudo! Esperteza não é igual e intelegência, desculpe lá, mas essa é que lhe falta!
Quanto á minha voz soar-lhe bem...a sua a mim é como a dos burros não chega ao céu!!!
intelegencia, com que então né?
essa é sua a outra é minha e a outra será de quem a apanhar.
já por aqui entendo quem percebe de burros.
Deus queirea que não dê com os burros na água.
Diálogo de surdos?
Que diálogo?!!!
Enviar um comentário