1.9.07

REPAROS

Este tema tem como objectivo referir as situações que porventura mereçam um olhar atento por quem tem esse dever (que somos todos) e a responsabilidade de as rectificar (que são só alguns). Damos como exemplo o muro que está a ser construído no campo do Régua. É feio, mal feito , choca só de ver. Ainda se falou por aí que seria revestido a pedra de xisto, que até ficaria bem , mas pelo que vimos hoje, a ser rebocado a cimento , não deixou de ser apenas um desabafo de alguém. Deve haver mais cuidado.Tudo o que se faça, não tem que ser só forte e feio.Tentem fazer forte e bonito.Nós apreciamos.

60 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a direcção do CCPAD pela protecção, bonita, segura que foi posta na esplanada das instalações.
Algo que já deveria ter sido feito á muito, felizmente nada de grave aconteceu, e que protege as crianças que ali brincam!

Anónimo disse...

E já agora porque não acabar com a prostituição lá em cima .
Aquelas duas meninas atacam forte e feio...

Anónimo disse...

Exma. Administração do Blog

Escrevo, na qualidade de mandatário concelhio da candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes à presidência do PSD, para informar que na próxima 4ª Feira, dia 5, o Candidato estará em Vila Real para cumprir o seguinte programa: inauguração da sede da candidatura, na Avenida Cidade de Orense, nas antigas instalações da RTP, em frente ao Museu dos Presuntos; um jantar volante no Hotel Miracorgo e uma sessão de esclarecimento no auditório desse hotel. Obviamente que estas actividades de campanha estão abertas a todos os que nelas queiram participar.

A chegada do Dr. Luís Filipe Menezes está prevista para as 18 horas.

Penso que os apoiantes e simpatizantes desta candidatura gostarão de saber da ocorrência destes eventos, desde logo para estarem presentes e poderem apoiar e questionar o Candidato.

Na eventualidade de ter sido inconveniente o envio deste texto, aceitem as minhas desculpas. De qualquer modo, que fique claro que a colocação deste texto, neste blog, se deve ao facto de eu ser um visitante regular e de ler com atenção tudo o que por aqui se vai publicando.

Artur Soveral Andrade

Anónimo disse...

Apraz-nos saber que muitos dos nossos visitantes / comentadores reconhecem a verdadeira missão dos blogs . Informar, opinar e dar voz.
Assim, nunca será inconveniente o envio deste ou de qualquer outro texto.Será antes, para nós, uma honra, pelo reconhecimento da seriedade que fazemos questão de tentar manter.
a administração

Anónimo disse...

Força Dr.Luis Filipe Menezes. Precisamos de credibilidade na nossa política, além de uma golfada de ar puro no PSD.De uma voz firme e de uma oposição que valorize a democracia e que lute por uma vitória em 2009.

Anónimo disse...

Não sendo da cor partidária do Drº Artur Soveral Andrade, sou socialista, não posso deixar de concordar com a publicação do texto num blog. É para isso que eles existem. Para opinarmos e publicarmos, de forma séria, aquilo que achamos ser importante.
Parabéns á administração do blog.
Quero acreditar que vai manter esta atitude, permitir este tipo de publicações, qualquer que seja o interveniente, qualquer que seja o seu partido.

Anónimo disse...

Por falar em reparos: obras no campo do fontelas,feitas pela autarquia exactamente na hora em que o SCR vai começar o campeonato.Eehehehehe, parece coisa feita pra lixar sempre o mesmo.Mais, o fontelas, vai fazer mais um escalão de miudos, acho que em iniciados ou juvenis nem percebi bem.Percebi que vai fazer mais um escalão, mais um subsidiosito deve ir pra lá e mais um divisão a ser fomentada.E eles, da varanda, a verem o mar a arder.,digo eu.Já há quem fale que a direcção do régua deve ser deitada abaixo custe o que custar, pra dar poder a mais uns escolhidos.Ai costa, a vida costa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

desculpem, a conferencia de imprensa do SCR, é hoje, dia 6, e não dia 7, como por engano escrevi.

Anónimo disse...

Caro Douro

O facto de não militarmos no mesmo partido não me parece muito relevante.

O que me parece realmente importante é os nossos contributos serem sinceros, empenhados e civilizados.

Felizmente vivemos em Democracia e, portanto, cada um é livre de escolher o caminho que entende ser o melhor.

Não tenho dúvidas sobre o seguinte: o Douro, tal como eu e a Administração do blog queremos um Concelho e um País melhores.

Anónimo disse...

Exma. Administração do Acontece Aqui

Escrevo para agradecer a publicação do texto anterior e aproveito para informar que as acções de campanha que decorreram em Vila Real superaram as minhas expectativas.

Os partidos são um pilar fundamental da nossa Democracia. Por isso, é bom saber que estão vivos e com genica.

Mais aproveito para lembrar que a eleição para a presidência do PPD/PSD será no próximo dia 28, entre as 18 e as 23 horas, e que para poder votar é necessário ter as quotas pagas (os militantes que tenham quotas em atraso poderão proceder ao respectivo pagamento até ao próximo dia 18, até às 18 horas).

Anónimo disse...

Artur Soveral Andrade disse...
Caro Douro

O facto de não militarmos no mesmo partido não me parece muito relevante.

O que me parece realmente importante é os nossos contributos serem sinceros, empenhados e civilizados.

Felizmente vivemos em Democracia e, portanto, cada um é livre de escolher o caminho que entende ser o melhor.

Não tenho dúvidas sobre o seguinte: o Douro, tal como eu e a Administração do blog queremos um Concelho e um País melhores.

Setembro 07, 2007 6:51 AM
...
Desculpe caro Dr. ASA, mas o senhor com a atitude que tem tomado perante as situaçoes de compadrio, favorecimentos e outras que todos sabemos, não quer o melhor para o nosso concelho. É essa a triste realidade da sua mediocridade política. Falta-lhe, desculpe-me o termo, tomates, para pôr na linha os seus correligionários políticos. A indiferença que tem manifestado perante situações política e éticamente reprováveis escurecem todo um "currículo" em que a honestidade e a honra são factores determinantes.
Desculpe-me mais uma vez, mas o senhor com a sua passividade está a contribuir negativamente para o engradecimento da nossa terra.

António A. R. Guedes
(Militante PSD)

Anónimo disse...

Antonio A. R. Guedes não existe nenhum militante com este nome, deve ser algum atrasado mental

Anónimo disse...

Temos alguma dificuldade em descernir se o comentário feito pelo "aarg" é ou não ofensivo ao Dr.Artur S.Andrade , uma vez que é atingida a forma como ele (aarg) entende que o DR.Artur faz politica e ou permite que se faça.Não nos parece que a pessoa, objectivamente, seja ofendida.De qualquer forma, deixamos ao critério do alegadamente visado, caso entenda como ofensa , escreva esse facto e, garantimos, não teremos qualquer duvida , nessa altura, em cortar o comentário do "aarg".
a administração

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:36 PM

O amigo por acaso tem acesso aos ficheiros nacionais do partido?
Se tiver, procure um pouco mais para cima da Régua e lá, tenho a certeza encontrará o meu nome.
E já agora retribuo-lhe os cumprimentos.

AARG

Anónimo disse...

Caro administrador(es)
Não me quero referir à análise que fez ao meu comentário, pois reflecte aquilo que escrevi.Não há nada que possa ofender o Dr. ASA, nem sequer me atreveria a tocar na vida pessoal/profissional do mesmo.
Apenas o critico politicamente, pois, o fardo (passado) político que carrega e da qual fazem parte a honra e a honestidade,está a ser posto na "gaveta", manifestando talvez, uma certa desilusão/desmotivação perante tudo aquilo que foi prometido para esta terra, em que o rigor e a transparência eram palavra de ordem.

Caro administrador, essa de colocar o acto censório na "mão" do visado, não reflectirá uma certa subserviência??
Não queria acreditar, mas...

Cordialmente
AARG

Anónimo disse...

Exma. Administração do Acontece Aqui


Agradeço o cuidado com que foi apreciado o comentário em que fui interpelado.

Para mim o que é decisivo é saber separar dois domínios: o da actividade política e o da esfera pessoal.

A avaliação política, mesmo que seja contundente e injusta, deve ser aceite. Acreditem que, no que respeita às críticas que me são dirigidas, leio e pondero devidamente tudo o que é escrito.

Os ataques pessoais são inaceitáveis, metem-me nojo. Como não tenho tempo para perder com lixo, ignoro-os.

Estou certo que quem administra este blog saberá sempre distinguir o que é “opinião” do que é “ofensa”.


À Administração do Blog, os meus melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Caros senhores;
O que importa aqui é analizar se o que se faz ou não faz é melhor para a nossa terra.
Nada temos a ver com a vida pessoal de cada um. Queremos e devemos, exigir aos responsáveis politicos que defendam o melhor para a nossa cidade, independentemente da cor politica.

Anónimo disse...

Mais um reparo ao Régua porque vai começar o campeonato e ainda não tem um campo para treinar e jogar.Passo todos os dias em fontelas e vejo que ainda há obras e haverá,claro que este reparo se é para o régua e seus dirigentes é também para o fontelas e para a os responsáveis autárquicos que parecem de mãos dadas para lixar alguém.Como já aqui disseram, o campeonato acabou em maio ou por aí.Lembraram-se das obras agora e das alteraçoes de ultima hora.Lamentável.

Anónimo disse...

Permitam-me, caros aarg e Drº Andrade, o comentário politico feito pelo aarg, e considero-o só politico, é feito de uma forma forte mas aceitável. Escreveu a sua opinião. O saber aceitar a opinião, contrária e critica, politica do aarg é de louvar. Parabéns Drº Andrade. Mas, já agora, deixe-me dizer-lhe, Drº Andrade, que no conteudo concordo com o aarg. A sua prestação politica em prol do concelho está aquém do esperado até por mim, que sou socialista.

Quanto ao facto do administrador dar a oportunidade do Drº Andrade classificar de ofensivo ou não o comentário, e corta-lo, já me deixa perplexo.

Estou habituado a ver esta administração agir pela sua cabeça. Assim espero, tenho a certeza, que continue.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Cada vez se está a enterrar mais, caro administrador.
Como disse o Douro, pense pela sua cabeça e não peça autorização a ninguém sobre o que pode ou não fazer.
Poderá, ou melhor, iria abrir um precedente que não ficava nada bem ao acontece aqui.
Não bata mais na tecla... já meteu água que chegue.

Anónimo disse...

Tem razão, anónimo.Assunto encerrado.
a administração

Anónimo disse...

Desculpem lá a intromissão, mas... não posso deixar de me manifestar, até porque desta feita concordo na íntegra com o Exmo. Dr. ASA, que quero felicitar.
A contundência é, pode ser, sinal de convicção. Sobretudo quando, como com o caro AARG, é feita de forma assumida. Já o li noutros locais, nem sempre concordo, nem sempre entendo, mas gosto, sempre, da convicção e da coragem, sendo, como deve por certo ser, militante do PSD.
È pena que não haja mais AARG's e mais ASA's que assumem, sem pruridos, nem dissimulaçõezinhas (como eu e outros -desculpe Douro-), quem são e o que pensam.
Porque o que faz falta, é cara e coragem, acrescentada de substância. Substância que não é mais do que razão e fundamento, quer estejamos certos ou errados.
Quando aqui na Régua ou no Douro alguém quiser 'investir' num forum assim, que não permita anonimatos e que não dê voz nem espaço a futilidades, eu contribuo e participo.
Até lá, estaleca é preciso. Quer na cara, e/ou, quer na substância.

Quanto às susceptibilidades, cara Administração, quem não quiser não vem, contesta, ou aceita, como superiormente fez o Exmo. Dr. ASA.

Esta questão prova a necessidade de espaços de discussão e o seu interesse social.

O meu bem-haja a todos, em especial ao Caro AARG, que gostava de conhecer, ao DR. ASA que talvez um dia conheça, à Administração e aos bloggers em geral.

Cordial e Sinceramente
Obrigado

OUTSIDER

Anónimo disse...

Caro OUTSIDER, não percebi onde quer chegar quando escreve, e passo a citar:
"È pena que não haja mais AARG's e mais ASA's que assumem, sem pruridos, nem dissimulaçõezinhas (como eu e outros -desculpe Douro-), quem são e o que pensam."
Desculpo o quê? Porquê?
Sabe concordo com quase tudo do seu comentário. Mas esta do desculpe!
Um Abraço

Anónimo disse...

Um reparo. O SCR deu uma conferência de imprensa, promovida também neste blog, e do que foi dito nessa mesma nada. Não ouvi nem li até hoje nada. Que os orgãos de comunicação não tenham comparecido no numero desejado, mesmo exigido, pela importância do clube é de lamentar. Mas o clube tem um site, que eu visito todos os dias, e sobre a CI nada...zero!!! Por favor abram os olhos e publiquem no site oficial do clube aquilo que a comunicação social, muito mal, não fez. O exemplo de não dar voz ao Régua vem de dentro do clube.

Anónimo disse...

Caro OUTSIDER


Quando regressei à Régua estava, no Porto, a construir um percurso profissional que poucos teriam o atrevimento e a coragem de interromper.

Mas, vim por um conjunto de motivações pessoais: trabalhar junto do meu Irmão, apoiar os meus Pais e criar a minha Filha.

Repare que a minha actividade profissional era dedicada às áreas do Direito Fiscal e do Direito Comunitário.

No Porto tinha muita estrada pela frente e aparentemente ia em via verde. Aqui as expectativas eram muito fracas – por razões óbvias. Aliás, ao fim de algum tempo tive de desistir do Direito Comunitário.

Não me passava pela cabeça envolver-me na política local. A minha última intervenção política tinha sido aceitar ser mandatário da candidatura presidencial do General Soares Carneiro na Universidade Livre, no ano em que cheguei ao Porto.

Acontece que me enganei duplamente: acabei por entrar na política local e consegui construir uma carreira profissional.

Os resultados que obtive até agora nessas vertentes são muito diferentes, provavelmente até opostos. Penso que me posso orgulhar do meu percurso profissional. Porém, a minha prestação política é claramente deficitária.

Penso que o meu insucesso político resulta de dois factores: a minha falta de jeito para lidar com a burocracia partidária e a falta de motivação geral.

Por um lado, reconheço a minha inabilidade para me movimentar em termos partidários. Por outro lado, o contexto local é fraquíssimo. Quase ninguém quer discutir assunto nenhum, quase ninguém quer defender causa nenhuma, quase ninguém se interessa pelo que quer que seja que esteja para além do seu umbigo.

Acresce que eu sou uma pessoa livre e com pensamento próprio. E mais, não quero, nem posso, viver da e para a política.

Este conjunto de circunstâncias fazem com que eu tenha estado na actividade política local com alguma intermitência: umas vezes acredito que vale a pena, outras vezes limito-me a esperar que chegue o dia em que me conseguirei soltar destes meandros.

Penso que está explicado porque é que existem momentos em que eu desperto algumas expectativas e outros em que as frustro.

Desculpe este desabafo motivado pelo Seu texto.

Termino com um agradecimento: agradeço-lhe as críticas que me foi fazendo na época em que eu acreditava nas potencialidades da blogosfera.

Anónimo disse...

Caro Douro
A intenção do desculpe, era não o catalogar (somente) de, 'com' pruridos' e 'dissimulado', tal como eu.
Talvez tenha sido desnecessário, porque percebeu, além disso, o que eu queria dizer. Mea culpa, portanto.
A si, embora nem sempre consigo concorde, e ainda bem, prefiro considerá-lo principalmente de, com substância, com convicção, com estaleca e com coragem.
A cara fica para quando pudermos estar cara-a-cara...!
Quem sabe, um dia destes.

Cordialmente
OUTSIDER

Anónimo disse...

Caro Dr. Artur Soveral Andrade

Sinto-me lisonjeado pelo seu desabafo.
E surpreso, convenhamos.
Da mesma forma lhe responderei, mas com a atenção que (me) merece; mas confesso que agora não tenho tempo. Brevemente e até pessoalmente porque, esta coisa dos anonimatos, começa a desgradar-me...
Mas, lembro-me que quando lhe fiz criticas na blogosfera, nomeadamente no blog que manteve, sempre as aceitou, concordando ou discordando.
E fazer o desabafo que me fez, à pouco, tal como essa forma que demonstrou antes, de aceitar o
que lhe entendia dizer, revelam sem equívocos o que o Senhor é: um Homem de Bem, e um político de Elevação. E olhe que para se ter sucesso na política, não é necessário vencer sempre e, muito menos, convencer. A democracia e a partidocracia em que sempre estive também empenhado, começa precisamente, para mim, após os actos eleitorais, as contendas sufragadas ou as disputas pessoais.

Sinto-me reconhecido e um pouco espantado. Como dizem os (alguns) franceses "touché"!

Bem Haja

Cordialmente
OUTSIDER

Anónimo disse...

Caro OUTSIDER, o respeito e a forma como manifesta as suas opiniões são, sem duvida, de louvar.
Quanto ao facto de podermos estar cara a cara não me incomoda, sabe, sempre gostei de falar com quem sabe o que diz e diz o que pensa. Concordando ou não.
Permita-me que lhe diga sou alguém que uma vez, talvez duas, assinou o nome próprio e o "amigo", que não sei quem é, disse para não o fazer! Mas que me conhecia.

Lembra-se?

Por mim, agora penso que sabe quem sou, espero o seu contacto. Sabe, penso que quem é sério, como o "amigo" parece ser, deve conversar cara a cara...

Anónimo disse...

Drº Soveral Andrade, o maior respeito é o que nutro por si.
Concordando ou não com as suas opiniões.
A sua forma de estar merece todo respeito.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O SCR, para responder ao douro, e segundo o que consegui apurar, promoveu efectivamente a conferencia de imprensa e de todos os orgãos da C.social, apenas estiveram 3 representados.Foram mostradas provas (projecção de fotos) e outros documentos que ajudaram a tirar as dúvidas a quem as tivesse.Pena foi que muitos não aparecessem e aqueles que aqui sempre duvidaram de alguns factos, lá vão manter as dúvidas, como aliás lhes convém, para assim, poderem continuar a cuspir de vez enquando, algum veneno .Gostava que cuspissem para o ar, ou melhor, acho até que já cuspiram para o ar e...tiveram o respectivo retorno.Ainda bem.
Temos que ler o arrais e o notícias de vila real, e ver se vem lá alguma coisa sobre o assunto.

Anónimo disse...

Sr. administrador,há-de explicar-me,se assim o entender,o que motivou a retirada do meu comentário,em que dizia apenas que tanta mesura me dava vontade de chorar...

Anónimo disse...

Já a mim o que causou mais estranheza foi o facto de ter lido que a ausencia de ASA da nossa cidade, era devida ao precurso profissional que se mostrava auspicioso..
Eu pensava que ainda estava a decidir qual o curso que haveria de tirar.

Anónimo disse...

Onde se lê precurso leia-se "pré-curso", palavra que nao existe mas que já que se inventam tantas outras...
Além disso faço a ressalva para que nao pensem que me referia a percurso. :)

Anónimo disse...

Eu gostava de relembrar a quem de direito que se aproxima o início de mais um ano lectivo e com ele as filas e engarrafamentos à entrada da rotunda Prof.Renato Aguiar ( Cilita) e que se prolongam até ao hospital e em casos mais caóticos até aos Bombeiros.
Se não fosse pedir demais bastava que naquelas horas de mais trânsito ( entrada nas escolas)nao fosse permitido estacionar na referida rotunda.
E nos dias de feira nota-se a diferença quando há um agente da autoridade a impedir que a passadeira em frente ao nicho de Nssa Senhora esteja a fazer parar constatemente os carros.

Já que não houve tinta para marcar duas vias na entrada da rotunda, o que dividiria os veículos que vão para a Araújo e os que seguem para a Eb23 e Rodo....

Anónimo disse...

Um bom reparo advogadododiabo,pode ser que desta vez as suas palavras não caiam em saco roto.`perfeitamente laméntável essa situação

Anónimo disse...

Já foi aprovada a construção das piscinas cobertas no parque ao pé do tribunal!!!!
Por favor, que local fantástico. Estão a brincar? Os parques escasseiam por isso "toca" a acabar com um. Uma piscina naquele local só, desculpem, pode sair de uma cabeça que merece ser estudade...tal a loucura!
Uma nota para o PS Régua...zero, nada...que silêncio. Morreu!
Venham outros depressa.

Anónimo disse...

Só pode ser piada sua caro douro.
(recuso-me a acreditar nisso!!)...

Anónimo disse...

Não é não piada do douro.Vai mesmo em frente esse projecto das piscinas.È a politica desportiva á força toda.Obras no SCR.Obras no fontelas á última da hora, deixando o SCR á beira de um ataque de nervos, com 2 equipes femininas, 1 inicidos, 2 juvenis, 1 juniors e 1 sénior, sem campo onde treinar e jogar, excepção feita aos seniors, que podem treinar o jogar lá(depois das 20 horas) isto se as obras se concluirem a tempo.Aos outros escalões, sobrava-lhes por dia, meio campo, porque a outra metade estava ocupada pelos infantis e iniciados (iniciativa de quem?) do fontelas.Ninguém da Cãmara a mediar isto .Estranho, digo eu, mt inconveniente, dirão os atletas do SCR, "touché" dirá quem estas atitudes ancaixam como uma luva.Se o propósito for forçar a desistência de SCR, continuem , que vão no bom caminho.Eu, cá por mim, continuarei a dedicar-me á pesca e longe destas merdices, mas que é vergonhoso, não tenho dúvidas nenhumas.

Anónimo disse...

Exma. Administração do Blog


De acordo com uma sondagem efectuada junto dos militantes do PSD, sobre o candidato preferido para as directas de 28 de Setembro, Luís Filipe Menezes (LFM) leva vantagem sobre Marques Mendes (MM), 46,2% contra 41,6% respectivamente.

Trata-se de um estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem, neste mês de Setembro, com o máximo rigor e que cumpre todos os requisitos exigidos por lei.

Na pergunta sobre quem escolheria para líder da Oposição temos LFM com 38,4% e MM com 33,8%.

LFM ganha tanto junto do sexo feminino como do masculino, mas com maior vantagem no sexo feminino.

LFM ganha nas faixas etárias dos 18/29 e 30/59 anos e perde na faixa etária de 60 ou mais anos.

LFM ganha no Norte, no Centro e nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e perde à tangente no Sul, por menos de 1%.


Com os melhores cumprimentos,

Artur Soveral Andrade

Anónimo disse...

Ou seja,se o MM fizer uma plastica e crescer uns cm e der mais atenção à malta nova...vai dar luta.. :-)

Anónimo disse...

Não tenho nada haver com estas eleições mas, já agora, ficam os resultados da Euroequipa, outra sondagem ontem divulgada, melhor lider:
MM 55,7% -LFM 36%

Melhor primeiro-ministro:

MM 60,6% - LFM 33%

E agora? Como ficamos?

Por mim, que a sondagem apresentada pela Eurosondagem esteja correcta.

O LFM nunca chegará a PM , O MM também não. Quem ganha o Pais porque o Eng. Socrates continuará, mais uns anos, a endireitar este pais!

Enquanto o PSD continuará á espera de alguém que ninguem sabe quando chegará. Falo, de um lider que consiga ser um verdadeiro adversário para o Eng Socrates!


Só lamento que o PS/Régua seja, neste momento, ainda pior que o PSD Nacional.

Que sorte tem o Eng. Nuno!!!

Anónimo disse...

E claro está ,deve lamentar nao ser um dos disponiveis por esse país fora.

Anónimo disse...

www.expresso.clix.pt

Sexta-feira 14 Set última actualização 22:55

Última Hora - Lusa

Lisboa, 14 Set (Lusa) - O Ministério da Saúde recusou hoje o pedido do presidente da Câmara de Peso da Régua para instalar um serviço de urgência básica no hospital local, e propôs a criação de um consulta aberta para casos agudos não programáveis.

Sexta-feira, 14 de Set de 2007


Lisboa, 14 Set (Lusa) - O Ministério da Saúde recusou hoje o pedido do presidente da Câmara de Peso da Régua para instalar um serviço de urgência básica no hospital local, e propôs a criação de um consulta aberta para casos agudos não programáveis.

O autarca, Nuno Gonçalves, encontrou-se hoje com o ministro da Saúde, Correia de Campos, para acerto da decisão final sobre a urgência do hospital D. Luiz I, na sequência de um relatório da Inspecção Geral das Actividades de Saúde (IGAS) que pede o encerramento do serviço por "não reunir as condições mínimas".

Para Nuno Gonçalves (PSD), a existência de deficiências naquele serviço "não é uma novidade", mas o responsável afirma que sempre pediu a instalação de uma verdadeira urgência básica, em vez do encerramento.

Em comunicado, o Ministério da Saúde afirma que o presidente do Município de Peso da Régua insistiu no pedido de um serviço de urgência básica, mas "pelas razões já conhecidas, e corroboradas pelos serviços regionais de saúde e pela IGAS, esse pedido é de todo injustificado".

Contudo, durante o encontro de hoje Correia de Campos apresentou, no âmbito do processo de requalificação da urgência do Hospital D. Luís I, uma proposta que contempla a criação de uma consulta aberta na Unidade Hospitalar, a partir de 01 de Outubro, para resposta aos casos agudos não programáveis.

A tutela sublinha que dos 20.698 doentes inscritos actualmente no concelho, só 254 não têm médico de família, e que nos restantes concelhos de atracção do Hospital - Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião - toda a população está coberta por médico de família.

"Os cuidados de saúde ficam a cargo de médicos que acompanham regularmente os utentes inscritos na sua lista e a consulta aberta vai funcionar entre as 08:00 e as 22:00 nos dias úteis e das 08:00 às 20:00 nos fins-de-semana e feriados", lê-se no comunicado.

Para a tutela, a disponibilidade de uma consulta aberta, entre as 08:00 e as 22:00, realizada pelos próprios médicos de família do concelho, "representa uma importante mudança quantitativa e qualitativa face à situação actual, incomparavelmente superior a consultas a cargo de médicos contratados de fora, ao dia, sem acesso regular a informação sobre o processo clínico de cada doente".

A acção da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) comprovou que no Hospital D. Luís I não existe um serviço de urgência hospitalar, mas um serviço de atendimento permanente, cujo encerramento recomenda.

A mesma recomendação foi apresentada pela Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências.

Segundo o Ministério, este serviço presta consultas de clínica geral, diurnas e nocturnas, mas é assegurado por médicos de uma empresa privada, sem qualquer relação com a população, nem com os médicos de família que assistem a população dos três concelhos referidos.

A partir da mesma data, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro disponibiliza consultas das especialidades de medicina interna, cirurgia geral, ortopedia, obstetrícia/ginecologia e pediatria no Hospital D. Luís I, com recurso aos médicos especialistas das quatro unidades que integram o Centro Hospitalar, especifica o comunicado, adiantando que a proposta de Correia da Campos prevê também que, até 31 de Dezembro de 2007, o internamento do Hospital D. Luís I seja parcialmente reconvertido numa unidade de cuidados continuados integrados.

Estas condições ficam sujeitas a uma avaliação semestral e, caso algumas medidas previstas se revelem insuficientes, a Administração Regional de Saúde do Norte disponibiliza-se para, em articulação com o Município de Peso da Régua e as instituições de saúde do concelho, "procurar respostas consensualizadas para as reais necessidades dos utentes".

A resposta final à proposta arpesentada pelo Ministro da Saúde terá que ser dada até dia 19 deste mês, conclui o comunicado.

AL/HFI.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Parece-me razoável esta proposta. era interessante um período de tempo para vera funcionalidade e se as carências estariam cobertas com este sistema.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa:nos moldes actuais,estarem lá os médicos que estão,eu próprio ou ninguém não faz diferença alguma.A prestação de serviços de saúde nas 3 condições é a mesma,quer dizer nula.

Anónimo disse...

Subsiste aqui apneas uma questão.Perde-se mais uma "coisa" cá no burgo.Não há motivo de manifestação orgulho em quase nada nesta cidade.Se alterarem a forma de funcionar do Hospital D-Luis I, que o façam bem, que as mulheres e homens com responsabilidades nestas matérias, que exijam , controlem, fiscalizem e imponham qualidade naquilo que se faça e ou altere.Não se deve nem pode aceitar alguns "correias de campos" sentadinhos lá poltrona , olhem para para o nosso concelho e tenham que se servir do "GPS" para saberem cá vir.
Também se aceita que a visibilidade com projectos megalómanos de alguns autarcas, tenha que ser travada.
Mas, caramba, é da nossa saúde que se trata.Tratem-nos bem.Sejam decentes e razoáveis.

Anónimo disse...

Já aqui se falou, aquando das festas do Socorro, de uma ou várias famílias que vivem em duas carrinhas e que "acamparam" no largo de acesso ao cais, junto ao parque daquele espaço.Comem, dormem, lavam e estendem a roupa ali e farão tudo o que estiver inerente a qualquer ser vivo, fisiológiamente falando.È uma vergonha,é além do mau cheiro, dá também mau aspecto.Se isso for causa importante, mesmo em termos de saúde pública, averigue e trate quem de direito, se estiver tudo bem, siga a marinha que o exército vem logo atrás.

Anónimo disse...

E a nossa radio em que frequência se pode ouvir? Já está a funcionar?

Anónimo disse...

Horários das escolas 1º ciclo (1..4 ano)
Os meninos saiem ás 12 horas (?)os que forem almoçar a casa, os pais que se despeçam dos seus empregos...
Têm educação fisica, seguida de Matemática ou lingua portuguesa.(capacidade de concentração invejável destes meninos)
Na escola nº 1- Educação fisica (provávelmente em cima do telhado ou numa tenda a adquirir em breve).
Se chover, o Sr.coordenador, deve disponibilizar todos os auxiliares para andarem de guarda-chuva, enquanto e«os meninos fazem os exercícios...
A ida para o pavilhão será qd estiver pronto...
Sr.coordenador...tenha dó, ou melhor, tenha vergonha, para não dizer, tenha juizo.

Anónimo disse...

Apoiado. Subscrevo tudo o que disse. É uma vergonha!

Anónimo disse...

Pior do que isso, é um verdadeiro atentado contra as famílias. Quem é esse prof. "milano" pelo nome deve vir da Sicília. Que vá para aterra dele ser mafioso.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Os horários são feitos pelos agrupamentos..
E parece que neste, como nos outros não se tem em conta as opinições e pareceres de quem exerce a profissão de docente.

Anónimo disse...

Aproveito o comentário acerca das escolas para dizer que entendo que as obras têm que ser feitas, mas não deveria haver no executivo alguém que as coordenasse de maneira a não interferirem de maneira tão "incómoda" no bom funcionamento do trânsito?
É que parece que foi de propósito que deixaram as obras da Av.Sac. para o início do ano lectivo.
E se já tinha apelado a ajuda da GNR para resolver os engarrafamentos que diariamente se observam nas nossas ruas de acesso às escolas, agora as referidas obras, acabam com a paciência de todos logo pela manhã.
O meu desejo secreto é que todos os dias houvesse uma " cimeira" de importantes individualidades no pinhão, para que assim os nossos agentes de autoridade viessem para as nossas rotundas ajudar a fluir o trânsito.
Desculpem a insistência mas é que se começassem pelo que é fácil de resolver, as coisas talvez nao se complicassem..

Anónimo disse...

Muito movimento este sábado á noite.Está provado que quando se faz alguma coisa de e para o povo, este adere.Parabéns.A Régua mexeu.

Anónimo disse...

O PSD nacional...uma vergonha aquilo que andam a fazer.Vão afundar de vez este partido e continua-se a dizer que se está de consciência tranquila.Vergonhosa a ultima actuação em relação aos militantes que foram retirados e á particularidades dos militantes dos açores.Enfim....

Arquivo do blogue