4.2.09

COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DO DOURO

Foi criada a CID (Comunidade Intermunicipal do Douro) que tem como missão a gestão de fundos para o desenvolvimento da area sócio-económica dos municípios que a integram (19). Porque temos a honra de ter como presidente da Assembleia o senhor Dr.Artur Soveral Andrade e porque tudo o que seja feito para o NOSSO desenvolvimento é sempre uma boa nova , vimos expressar aqui os votos dos maiores sucessos e que a prestação dos elementos que compôem os orgãos sociais da CID seja muito profícua ,para bem de todos.

34 comentários:

Anónimo disse...

DOURO: Manuel Martins assumiu presidência da Comunidade Intermunicipal que vai gerir 105 milhões de euros


O social-democrata Manuel Martins tomou posse hoje, no Peso da Régua, como presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CID), que tem como principal missão a gestão de 105 milhões de euros de financiamento FEDER.
Manuel Martins, que é também presidente da Câmara da Vila Real, vai contar com o apoio dos vice-presidentes Francisco Lopes (PSD), que dirige o Município de Lamego, e Aires Ferreira (PS), que lidera a autarquia de Torre de Moncorvo.
A Comunidade Intermunicipal do Douro, que inclui 19 municípios da Região Demarcada do Douro e substitui a extinta Comunidade Urbana do Douro, fica sediada em Vila Real, com delegações em Lamego e Moncorvo.
A mesa da Assembleia Intermunicipal é presidida por Artur Sobral, vice-presidente da Assembleia Municipal da Régua, tendo como vice-presidente António Graça (PS), presidente da Assembleia Municipal de Sabrosa, e tesoureiro António Carmo Santos (PS), presidente da Assembleia Municipal de Tarouca.
Constituída formalmente a 15 de Janeiro, a Comunidade tem com o principal missão a gestão de 105 milhões de euros de financiamento FEDER, já contratualizados com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), no âmbito Plano Territorial de Desenvolvimento do Douro do Quadro de Referência Estratégica Nacional Plano Territorial (QREN).
A primeira função da Comunidade é exactamente gerir todo o processo de distribuição dos fundos, desde a apreciação dos projectos até à atribuição do dinheiro, que deverá ser direccionado para obras nas áreas da educação (criação de centros escolares), valorização da rede de transportes ou para a dinamização de zonas empresariais.
Constituem a Comunidade Intermunicipal os Concelhos de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real, Tabuaço e Torre de Moncorvo, Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe, Tarouca e Freixo de Espada-à-Cinta, representando, uma população residente superior a 220 mil habitantes.

(http://www.maraoonline.com/MARAO/MARAO_online/F6364B21-1419-465F-BB13-C06DB5397540.html

Anónimo disse...

NO TURISMO (ERTD), DISSERAM, ERA TACHO, NO 'NOVEL' GOVERNADOR CIVIL, TAMBÉM, E AGORA NA CMID O QUE VÃO DIZER ?
( ARTUR SOBRAL, É ARTUR SOVERAL DE ANDRADE, MAS NÃO É VICE-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO PESO DA RÉGUA, PORQUE ESSE "CARGO" NEM TÃO POUCO EXISTE...!;)
PARABÉNS, FELICIDADES E SUCESSO NO DESEMPENHO.

Anónimo disse...

Os dois comentários anteriores estavam postados o tema sobre futebol e tomamos a liberdade de abrir o tema relacionado e colar o mesmos comentários aqui.
Agradecemos também a colaboração e a oportunidade que o anónimo teve em relação a esta interessante notícia.

Anónimo disse...

Exma. Administração do Acontece Aqui

Vossas Excelências também estão de parabéns - o presidente da Assembleia Intermunicipal da CIM DOURO é um vosso leitor assíduo desde a 1ª hora.

Aproveito para dar a conhecer o essencial da minha intervenção imediatamente a seguir à eleição.

«O Douro, em termos administrativos, tem estado espartilhado e sem uma liderança clara, forte e suficientemente legitimidada.

Este facto tem contribuído para a verificação de um défice de protagonismo e de capacidade reivindicativa que, por sua vez, se tem vindo a traduzir num défice no aproveitamento dos recursos endógenos e na captação de recursos exógenos.

A CIM DOURO vai contribuir para uma melhor satisfação das necessidades evitáveis, através de uma maior eficiência na gestão dos recursos e de uma maior eficácia na obtenção de resultados.

Para cumprir esses objectivos, a CIM DOURO dispõe de atribuições próprias (resultantes da Lei), de atribuições por transferência (da administração central) e de atribuições por delegação (dos municípios que a integram).

No desenvolvimento deste agregado de atribuições a CIM DOURO vai ter de saber relacionar-se e articular-se com diversos personagens locais, regionais e nacionais.

Eu sei que todos nós, independentemente dos Municípios e Partidos a que estamos ligados, temos os mesmos objectivos: dignificar e fortalecer a Região, contribuindo para a sua crescente afirmação no País e no Exterior.

Para tanto, é necessário que nos mantenhamos unidos naquilo que é essencial e que da nossa actuação resulte alguma utilidade para as Famílias, as Empresas e as Instituições da Região.

Estou certo que a CIM vai contribuir para um DOURO mais desenvolvido, mais solidário, mais justo e mais feliz.».

Aproveito para informar que a Lista foi consensual (apenas houve 2 votos contra em mais de 50 votos).

Chamo a atenção para um facto muito positivo: o protagonismo regional que a Régua recomeça a ter. Dois exemplos recentes: a minha eleição para presidente do Conselho de Jurisdição Distrital do PSD e, muito mais importante, a escolha (acertada e merecida) do Eng. Mário Montes para a equipa que vai pilotar o Turismo do Douro.

Um abraço,

Artur Soveral Andrade

Anónimo disse...

Fevereiro 04, 2009 12:56 AM

É sempre um prazer "veicular" temas e notícias com substância e de interesse para a Região, e por isso também importantes para o concelho de Peso da Régua.
Obrigado pelo interesse demonstrado pela Administração, e pela inteligente separação do «exaustivo» post+comentários do futebol e da questão da utilização do Campo do SCR. Que de qualquer modo´não deixa de ser também importante e a merecer ser dissecada. Talvez precise de mais "razão" e de menos "coração", mas essa é apenas a minha opinião.

Sucessos e Empenho é o que se espera e deseja a todos, sem excepções nem destaque, os eleitos locais da Região que integram os órgãos executivo e deliberativo da CIM Douro.

Salientei antes a eleição de Artur Soveral Andrade, para rectificar o erro (da notícia) na referência ao nome e ao cargo, porque achei que era justificado fazê-lo. E porque também considerei que para o Concelho e para a População Reguense era motivo de orgulho, idependentemente do partido político de que provém.
Por isso seria também justo referir todos os outros Reguenses, designados pela Assembleia Municipal que integram a Assembleia da CIM Douro, além do Presidente da Câmara que integra o orgão executivo.

Cordialmente

Anónimo disse...

Os Grupos Municipais do PSD e do PS acordaram em fazer uma Lista conjunta que segundo as indicações de cada um dos partidos ficou assim ordenada:

Efectivos

(PSD) Artur José Montenegro Soveral Freire de Andrade
(PS) Álvaro Miguel da Silva Lima
(PSD) Júlio Alfredo Mota
(PS) Agostinho Gonçalves Alves de Santa
(PSD) Eduardo Jorge Ribeiro Pinto

Suplentes

(PSD) Paula Manuel Pereira Correia dos Santos
(PS) Nei de Morais Teixeira

Ao dispor para quaisquer outros esclarecimentos pertinentes,

Artur Soveral Andrade

Anónimo disse...

Isto é mais um freeport.... desta vez na nossa cidade....?
Numa linguagem mais acessivel, expliquem-me o que é que isto vai benefiiar a nossa região?
Já agora, é sem fins lucrativos ou vamos criar mais uns tachitos?
É que vindo dos politicos é de desconfiar????
Vamos esperar pelo "desembolvimento" da nossa região, que esperamos seja para melhor?

Anónimo disse...

Pior que os tachos e os tachistas são estes "testos" que falam muito, não dizem nada, e estão é 'à coca' para serem contemplados com algo ou com algumas migalhas.
No entretanto, de tudo desconfiam e a todos invectivam.
48 anos de letargia, fome, miséria, fascismo e tudo o resto, acrescidos de mais quase 35 anos em democracia, dá ainda estes desiquilibrios. Povo e políticos são água do mesmo rio, especialmente quando turva.
«Porque não volta o Sebastião?»

Anónimo disse...

bla bla bla bla bla
deus que foi um grande homem não agradou a todos....

Anónimo disse...

Se uns lutam para o desenvolvimento
, outros parece que lhes interessa o marasmo.(Re)eleger para a concelhia do PSD o Soeiro,o Figueiredo e O Zé Manel Mota, é um perfeito tiro no pé.Podia o PSD aproveitar a onda do " está praticamente no papo" para dar um retoque qualitativo.È que esta coisa de estar na moda é cíclica e é muito mais fácil encontrar agora pessoas de qualidade disponíveis, que em alturas mais complicadas, pois todos sabemos que o segundo mandato pode ser ganho pelo PSD com alguma facilidade.O terceiro já não é tanto assim, porque, espera-se e deseja-se uma maior organização do PS para essa altura . Mas quem tem os livros que decida!!!

Anónimo disse...

Encontrar agora pessoas de qualidade ....tu não?
Pena que sejas anónimo!
organização do PS...em todos os partidos, lool.
Quem tem os livros.... decidir?
Valha-nos deus, Ilusões de seriedade.
Neca.

Anónimo disse...

Se dum lado chove do outro faz vento concordo consigo quando fala em retoques pois não se ve ninguem de destaque do PSD e o PS com as dificuldades de estar na oposição pode ser uma surpresa.
cARO ANÓNIMO NÃO DEITE FOGUETES ANTES DA FESTA OLHE QUE OS REGUENSES ESTÃO CANSADOS DE TANTA INCOMPETENCIA E FALTA DE VERDADE E POR ISSO NÃO DIGA QUE " A ONDA DE PRÁTICAMENTE ESTÁ NO PAPO " É GARANTIDA. já VI ISTO MELHOR PARA O PSD. AS PE3SSOAS ESTÃO FARTAS !!!

Anónimo disse...

As pessoas, ou o senhor...

Anónimo disse...

mas com pessoas como as que estão referidas pelo anónimo de 6/2 3:03 pm, dificultam as escolhas para as listas porque há muita gente que se sente mal só de ouvir falar nesses nomes quanto mais ter que os aturar , ouvir as calinadas públicas de um deles e, depois, andam de porta em porta para constituir as listas e acabam por ser aceites as 6ª,7ª ou 70ª escolhas. Como disseram e bem, quem tem os livros que decida.

Anónimo disse...

É feio demais o que um jornal local publicou esta semana. refiro-me ao jornal do douro. Debaixo do anonimato vem dois artigos completamente falsos e a denegrir uma pessoa. Pouco me importa quem é atacado. Importante, para mim, é a forma como o fazem. Escrever sem assinar é igual a cobardia. O pior é que quem escreveu os, referidos, ataques tem nome e noutras edições do jornal assina. Fala mal dessa pessoa mas assina. A diferença é que quando assina está a emitir uma opinião com a qual se pode ou não concordar. Quando se escreve mentiras não assina. Sabe que é mentira e esconde-se. Pois bem, eu sei que quem escreve é o Sr. João Rodrigues. Um "avençado" da Casa do Douro. Se preferirem um empregado do presidente da CD. Como é possivel que um jornal dê cobertura a estes actos?
A vida está dificil para todos mas não se pode, a troco de uns euros, atacar e publicar mentiras que poem em causa o bom nome de pessoas.

Douro

Anónimo disse...

Muito Bem Douro.
Há que denunciar. Preservemos e saibamos promover o direito á indignação.
A dignidade demonstra-se. E quando sentimos que faz falta, no dia-a-dia, nos assuntos pequenos ou nas questões maiores, devemos reclamar. Quem reivindica um mundo melhor, deve começar por contribuir para ele.
Obrigado.

Anónimo disse...

Desculpem deixar este comentário aqui pois não tem nada a ver com o assunto proposto pelo administrador.
Mas achei estranho que passados 3 meses após a abertura do museu ainda não ter havido nenhuma visita de estudo ao dito museu.
Tentei saber pois já por diversas vezes o meu filho me falou no museu e soube que não há visitas das escolas(o meu filho anda na primária) por não haver protocolo entre o museu e as escolas. Pelo que entendi o " protocolo " é dinheiro que o museu quer pelas visitas e as escolas não têm para dar.
Será que custava muito o museu abrir as portas a visitas de estudo e assim proporcionar aos nossos filhos um contacto com a história da nossa região?
Deixo esta pergunta a quem de direito.
Obrigado

Anónimo disse...

Sabe, para sustentar tantos empregados e que se estorvam uns aos outros tem que se cobrar dinheiro, mesmo ás crianças, é uma vergonha.

Anónimo disse...

Temos todo o gosto em ajudar a esclarecer essa dúvida:
Perguntamos a quem de direito e as visitas das escolas ao Museu do Douro são gratuitas apenas estão dependentes de uma marcação prévia com a acção educativa caso se pretenda que essas visitas sejam guiadas, ou,não querendo visita guiada, simplesmente a escola, com antecedência, faz a marcação.

Anónimo disse...

é verdade sim senhora..... o meu filho anda na secundária já fez uma visita de estudo ao museu e eu encarregado apenas tive que assinar a autorização

Anónimo disse...

Ainda bem que assim é. Peço desculpa pelo meu desabafo mas foi o que me disseram quanto tentei saber na escola do meu filho.
Mas pelos vistos a culpa é da escola e não do museu.

Anónimo disse...

Ainda bem que assim é. Peço desculpa pelo meu desabafo mas foi o que me disseram quanto tentei saber na escola do meu filho.
Mas pelos vistos a culpa é da escola e não do museu.

Anónimo disse...

Porque não tirou logo as dúvidas na escola antes de dasabafar publicamente?Tentou saber na escola?Qual escola?Com quem?Quem disse o quê?Mas conseguiu saber que os funcionários são tantos que até se estorvam...é destes durienses(!?) que temos na região?Também as escolas são muitas e a cada uma a sua vez, que o Museu não é só do Douro...Lançam as duvidas só para mandar palpites.Fecha Museu...deste emprego a muita gente(FELIZMENTE)trouxeste o que ambicionamos há muito mas agora que abriste já serves de mote para os assuntos duvidas de esquina.

Anónimo disse...

Dezenas de anos «tendo como mote» três F's, Fado, Fátima e Futebol, substituidos depois por mais algumas dezenas de anos «tendo como norte» três P's, Partidos, Paupérrimos, Pusilâmimes, só podia ter dado os resultados que já conhecemos, os que se vão sabendo e alguns outros que dsconfiamos estão para chegar, ou sejam, três I's, Ignorãncia, Ineficiência, Insolvência.

Resta-nos,
Acreditar no Futuro

Anónimo disse...

Obrigado por apagar a mensagem enviada.Fiquei namesma:F..dido,
P..lado,I..potente para perceber a tua filosofia de futuro e o linguarejar de FPI - (Falso,Pobre,Insano)-

Anónimo disse...

errata ao comentário Fevereiro 12, 2009 9:37 PM

pusilãmimes = pusilãnimes

P.S.- Um pedido: (não li) mas p.f. reponham o comentário (mensagem) referido em Fev.13,2009.3:13PM

Anónimo disse...

Anónimo anterior, lamentamos mas não podemos satisfazer o seu pedido . Quando determinado comentário é apagado defenitivamente, como foi o caso, é impossivel , técnicamente, repô-lo.

Anónimo disse...

Caro SEM DUVIDAS
Se vir bem vai ver que não fui eu que disse que os funcionários do museu eram tantos que até se estorvavam. Como me aconselhou a tirar as duvidas antes de as expor publicamente( ainda me há-de dizer onde está o mal naquilo que eu disse) também o aconselho a si a ver bem antes de fazer acusações gratuitas. Se o senhor está aqui para defender alguns interesses pois ficou tão incomodado com uma coisa de nada problema seu. Eu não defendo nem ataco ninguém.
Agora que foi dito por alguém que a escola não tinha protocolo com o museu é verdade.
E como há-de concordar não vou dizer quem foi que o disse porque quando se pôe aqui o nome de alguém essa pessoa é enxovalhada por pessoas sem escrupulos e com acusações gratuitas como se pode ver por estes comentários.
Eu não desy«tratei ninguém e assim quero continuar.
Cumprimentos

Anónimo disse...

ia, ia, apoiado.
à homens sem este letra H....

Anónimo disse...

Pelos vistos é gastar á tripa forra. Os senhores do museu é só assinar facturas de restaurantes para eles comerem mais os amigos e não se poupam nas despesas é tudo do bom e do melhor. O responsável pela tesouraria do museu até fica de boca aberta quando lá chegam as facturas.
E que dizer de um senhor de lamego que é tão elogiado num jornal da sua terra pela sua integridade que no mesmo dia que tomou posse como elemento do conselho de fundadores foi comer uma jantarada mais um grupo de amigos ( consta-se que perto de 30 ) e no fim com uma grande "lata" mandou receber a conta ao museu.
Grande lata destes senhores

Anónimo disse...

Vamos ao que importa:
Já toda a gente sabe, porque é que o MARQUES, depois de ser convidado foi rejeitado.
Ou seja toda a gente sabe,menos ele.
Aqueles que se dizem amigos do peito e que sempre estiveram com ele, como o Bancário o Montes e o Arturinho, não tiveram como os outros a ombridade de lhe contar a verdade.
Marques, afasta-te desta gente que te trai todos os dias a todas as horas e sempre. Foste escada para eles e olha o que te fizeram.
Pensa bem em tudo o que se passou.

Anónimo disse...

Ainda não entendi senhor administrador a razão porque há dias mais acima removeu um post, que não referia ninguém (nome) relacionado com um ex. presidente de junta e este POST continua aqui.
Não entendi mas também não quero entender.

Anónimo disse...

pq lhe chamou borracholas, e identificou-o sem dizer o nome.Esteve mal, anónimo...

Anónimo disse...

E quem lhe disse que lhe chamei? Eu só li e acho quem continua a estar mal é o senhor ou senhora! Não sei, mas também não quero saber.

Arquivo do blogue